Conheça o Curso Básico de Escrita de Sinais Signwriting

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

 

CURSO BÁSICO DE INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE ESCRITA DE SINAIS SIGNWRITING

                 O Curso Básico de Introdução aos Estudos de Escrita de Sinais Signwriting será ministrado nas Quintas-Feiras das 19 horas às 21 horas, sendo transmitida ao Vivo pelo Zoom Meeting e gravada. Após a aula ao vivo a gravação na plataforma EAD da Podium para o estudante ter acesso. 

         O Curso tem por objetivo desenvolver práticas relacionadas à Escrita de Sinais, tendo por princípios os conceitos sobre a escrita em geral e a escrita de sinais.

EMENTA DO CURSO

      Conceitos, tipologia e questões teóricas e práticas relacionados à escrita de sinais. Mapeamento dos Estudos da escrita de sinais. Conceitos sobre a escrita em geral e a escrita de sinais. Importância da inserção da escrita de sinais na educação dos surdos. Fundamentos teóricos e práticos da escrita de sinais da Libras utilizando o sistema SignWriting. Práticas de leitura e escrita em Libras pelo sistema SignWriting.

 O Curso está com uma promoção com vagas Limitadas por apensas $S:180,00

Professor Ministrante: Professor Surdo Me. Alessandro Vasconcelos 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BARRETO, M. & BARRETO, R. Escrita de Sinais sem mistérios. 2 ed. rev. atual. e ampl. – Salvador, v. 1: Libras Escrita, 2015.

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D.; MAURICIO, TEMOTEO, J. G.; MARTINS, A. C. Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas Mãos, Conteúdo: v. 1 – Sinais do A a D – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

__. Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas Mãos, Conteúdo: v. 2 – Sinais do E a O – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

__. Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas Mãos, Conteúdo: v. 3 – Sinais do P a Z – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.

SILVA, A. D. S; COSTA, E. da S. e at. Os sistemas de escrita de sinais no Brasil. Petrópolis/RJ: Editora Arara Azul LTDA. 2018

STUMPF, Marianne; Débora Campos Wanderley. Quem fala português, escreve em português. Quem fala inglês, escreve em inglês. Os surdos: em que língua escrevem? Vol. 5, ano 5, nº1 Revista Letras Raras. 2016.

SUTTON, Valerie. SignWriting: Manual. [online] disponível em www.signwrting.org, 1996. Consultado em outubro de 1996

WANDERLEY, D. C. Aspectos da leitura e escrita de sinais: estudos de caso com alunos surdos da educação básica e de universitários surdos e ouvintes. 2012. 192 f. Dissertação (Mestrado em Linguística), Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

Assine a nossa newsletter

Receba atualizações sobre concursos públicos

Mais

Você quer se preparar com nº1 em aprovação da Paraíba

Entre em contato